Morar em condomínio exige conhecimento das regras
27-11-2014 16:54
Segundo levantamento feito pela AABIC, Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo, o Estado de São Paulo possui mais de 57 mil condomínios, sendo 24 mil somente na cidade de São Paulo.
Morar em condomínio não é uma tarefa muito fácil assim como também não é fácil administrá-lo. São diversas obrigações que um condomínio precisa cumprir em apenas um mês e muitas vezes o síndico não tem a menor ideia do tamanho dessa responsabilidade ou dos riscos que corre.
Moradores de condomínio escolhem suas próprias “leis” através das Convenções, Regulamentos e assembleias, que muitas vezes são desrespeitadas por eles mesmos ou seus vizinhos.
Normalmente as pessoas compram apartamentos sem que tenham preocupação com as regras que vão ser obrigados a cumprir naquele condomínio e alguma dessas pode desagradar ou conflitar com interesses pessoais daquele novo morador.
Animais, vagas de garagem menor do que o tamanho do carro, barulhos. Ao mesmo tempo o síndico tem que lidar com questões que muitas vezes os moradores não dão atenção, tais como controle de potabilidade da água, manutenção das áreas, obrigações periódicas, funcionários e segurança, que, aliás, é sempre uma das mais complicadas, pois como já se disse segurança e conforto não combinam.
Aproveite o final de semana e procure ler a convenção e o regulamento do seu condomínio. Veja as atas das assembleias e se informe de todas as obrigações e direitos que constam nesse mundo particular, nessa microssociedade que é o sem condomínio. Você pode se surpreender as limitações e direitos que possui como condômino e verá que esse conhecimento vai trazer a você e aos demais moradores condições de conviver de forma mais harmoniosa.
Como dito, morar ou administrar um condomínio não é tarefa fácil e através do Jornal do Cambuci & Aclimação, esperamos trazer alguns temas que possam ajudar a minimizar alguns conflitos, sanar dúvidas e colaborar com moradores e síndicos a melhorar as condições de convivência e relacionamento dentro do seu condomínio.
(Texto elaborado por Marcelo Claudio do Carmo Duarte, advogado e gestor de condomínios)
Artigo publicado no Jornal do Cambuci & Aclimação em 05/12/2014 - Clique aqui para ver a publicação